Blog

TREINAMENTOS FOCADOS EM AÇÃO E RESULTADOS

TREINAMENTOS FOCADOS EM AÇÃO E RESULTADOS

Temos convivido com diversas situações onde os treinamentos são postos em cheque. Os eventos acontecem, mas os resultados aparentemente não são os esperados.

Em uma visão pragmática, resultado é uma consequência de performance. Uma das consequências da melhoria de performance é a capacitação da sua equipe. Mas quais seriam as outras?

Estudando e experienciando este assunto percebemos que existem 2 gaps na pirâmide do conhecimento.

  1. A sua equipe entende as informações que chegam para ela, seja no treinamento presencial, online, mobile ou até mesmo em uma simples comunicação?
  2. O microambiente do colaborador que conseguiu transformar as informações em conhecimento está preparado para que este possa agir de acordo com os novos conhecimentos?

 

DE INFORMAÇÃO PARA CONHECIMENTO

Para potencializarmos a quantidade de informação que se transforma em conhecimento precisamos deixá-la mais visual, de acordo com as pesquisas de Chandler and Sweller (1992); Vogel (1985); Oppehem et al (1981).

Esta recomendação está inteiramente de acordo com a definição de DESIGN DA INFORMAÇÃO – desenvolver documentos que sejam compreensíveis, precisos, rapidamente recuperáveis, e fáceis de serem transformados em ações efetivas.

O resultado da junção destes dois conceitos – linguagem visual e design da informação – é o que chamamos de VISUAL THINKING.

 

DE CONHECIMENTO PARA AÇÃO

Para potencializarmos a quantidade de ações catalisadas pelo conhecimento adquirido é necessário preparar o ambiente para que o colaborador possa executá-las. Neste sentido, o alinhamento das ações esperadas com os agentes influenciadores (líderes, stakeholders e eventualmente mesmo com os clientes finais), passa ser um fator crítico.

 

INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E AÇÃO!

Juntando tudo, podemos definir que a proposta de ações esperadas é o objetivo primário do treinamento e quando este for submetido aos agentes influenciadores o resultado deste alinhamento será o objetivo final do seu treinamento.

Após o alinhamento das ações esperadas é preciso definir como mensura-las. Quais são os indicadores de performance que demonstram que as ações estão sendo executadas. E logo após é preciso definir o nível de melhoria dos indicadores, ou seja, qual a meta de cada indicador.

A área de treinamento tem um papel importante de mobilização. É papel dela integrar todos agentes influenciadores para que as ações possam ser executadas no dia a dia e o projeto tenha o resultado esperado.

 

Autor: Renato Gangoni – Spin Design

5 benefícios dos eventos corporativos
Treinamento Vivencial: interação, ação e reação pa...

Posts Relacionados

Comentários

 
Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Quarta, 23 Agosto 2017