Blog

Relação entre conforto térmico na sala de aula ou auditório e o rendimento da atenção e da memória dos participantes

 Já não é de hoje que percebo em alguns clientes a despreocupação com as questões que envolvem o conforto térmico no auditório e o rendimento da atenção e memória dos participantes. É muito comum perceber que há um desconhecimento por parte das pessoas sobre o que favorece (ou não) a absorção da informação dentro de um ambiente interno. Digo "interno" pois aqui quero tratar sobre as condições térmicas de um ambiente que favoreçam a retenção do conhecimento, seja num treinamento, palestra, workshop, seminários, encontros religiosos e atividades afins. 

 
 
 
 
Pesquisas e estudos científicos analisaram a influência do ambiente térmico no desempenho da performance do aprendizado e constataram que o aumento da temperatura e a qualidade do ar reduzem tal performance e impactam a absorção da informação. 
 
 A busca pelo bem-estar físico, fisiológico e psicológico humano vem de longa data, porém apenas nas últimas décadas têm se intensificado os estudos dos efeitos do conforto térmico sobre as pessoas em ambientes internos.
 
 Então é necessário verificar o quanto as variáveis ambientais influenciam no conforto e no rendimento do trabalho ou numa atividade realizada por um grupo de pessoas. Manifestações fisiológicas como dor de cabeça, fadiga, alteração sensorial, depressão intelectual, indiferença, sono, descoordenação motora e perda de memória têm surgido cada vez mais frequentemente.
 
 
 Empresas como Google, APPLE, Microsoft, Cisco, IBM adotaram ações de conforto térmico ao compreenderem a relação da influência da qualidade térmica do ambiente na produtividade. Os colaboradores trabalham melhor pois estão numa temperatura mais agradável. Para quem já estudou processo de aprendizagem sabe que o corpo humano gosta de 20º a 23º graus, dependendo da pessoa ou do metabolismo. O cérebro para aprender precisa de 19º graus no ambiente e deve estar em constante lubrificação para favorecer ainda mais a absorção do conhecimento.
 
 Vale destacar aqui que existem inúmeras variáveis em torno deste tema, porém uma coisa é certa: quando se trata de um processo de aprendizagem onde os indivíduos devem absorver melhor a informação que recebem, o ambiente físico deve colaborar significativamente para obtenção de resultados positivos. Portanto, verifique bem se o local contratado para seu evento, seja ele um treinamento, encontro religioso, curso... está minimamente preparado para ajudar a alcançar seu objetivo.
Mercado de eventos: como será o futuro desse segme...
Integridade

Posts Relacionados

Comentários

 
Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Domingo, 28 Maio 2017