Um treinamento, mais do que apenas uma reunião de colaboradores para transmissão de conhecimento, é um processo que deve ser planejado com calma e cuidado, para que ele possa trazer os melhores resultados possíveis.
Portanto, a primeira etapa para criar um treinamento se resume a bastante estudo e planejamento. São eles que vão te guiar no restante do processo e garantir a eficácia do que está sendo investido.
Aqui, você vai precisar realizar basicamente três atividades que começam por:
Estude e entenda seu público
Para criar um treinamento realmente eficaz, a primeira coisa que você deve fazer é identificar e entender o público a quem ele será direcionado.
Qual é o setor da empresa? Quais as atividades desempenhadas pelos colaboradores? Qual seu perfil demográfico e comportamental? Quais são as suas dores e potencialidades? Como um treinamento poderia ajudá-los?
Todos esses questionamentos irão ajudar a entender quem é o público que vai receber o treinamento e também a definir outros detalhes como abordagem durante as aulas, tipo de conteúdo que deve ser trabalhado e qual deve ser o foco de cada um.
Descubra quais são as necessidades da empresa
Conhecendo o indivíduo ou grupo que irá receber o treinamento, ainda nessa primeira etapa, é essencial que você realize um levantamento minucioso das necessidades educacionais e carências profissionais dessas pessoas e da instituição.
É essencial que nessa fase você leve em conta, mais do que a opinião dos colaboradores e gestores, através de reuniões e questionários, e as falhas da empresa, outros documentos como avaliações de desempenho, pesquisas de clima, e pesquisas de satisfação dos clientes.
A partir disso, você irá conseguir uma visão geral da corporação e das necessidades dela e de cada grupo de colaboradores, e poderá propor um treinamento mais focado, bem estruturado e que trará mais resultados.
Faça uma análise e diagnóstico detalhados
Com as informações sobre o público e as necessidades da empresa em mãos, é hora de fazer uma análise detalhada desses dados e, dar um diagnóstico simples da situação.
A partir desse diagnóstico, que deve apontar quais as falhas e pontos a serem melhorados na empresa, o responsável pelo treinamento deve, então, começar a pensar em formas de solucionar esses problemas e desenvolver os colaboradores de forma estratégica para a corporação.