Blog

O AUTOCONHECIMENTO COMO ALIADO CONTRA A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE

O AUTOCONHECIMENTO COMO ALIADO CONTRA A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório com as estimativas globais de saúde mental e depressão, e os dados são alarmantes.

A estimativa principal é de mais de 300 milhões de pessoas com depressão atualmente, em todo o mundo. Além disso, quase a mesma quantidade de pessoas sofre de vários tipos de transtornos de ansiedade. Muitos ainda lidam com depressão e transtornos de ansiedade ao mesmo tempo, aumentando os riscos de perda de saúde física, incapacidade laboral e até mesmo de morte.

No Brasil, cerca de 11,5 milhões de pessoas sofrem de depressão. É a maior taxa na América Latina e a segunda maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. Nos índices de ansiedade, também estamos à frente de muitos países: 18,6 milhões de casos.

O relatório aponta causas prováveis para as altas taxas desses problemas: “a população está aumentando e mais pessoas estão vivendo até a idade em que depressão e ansiedade são mais comuns”. A OMS apontou que a faixa etária mais afetada é de 55 a 74 anos, e acrescenta que “apesar de a depressão atingir sujeitos de todas as idades, o risco se torna maior na presença de pobreza, desemprego, morte de um ente querido, ruptura de relacionamento, doenças e uso de álcool e de drogas”.

Será que existe alguma maneira de diminuir ou evitar os efeitos da depressão, da ansiedade e de outras desordens da mesma natureza?

Sabemos que existem fatores genéticos e ambientais que influenciam no desenvolvimento desses problemas, e que pode não haver receita mágica e definitiva para a felicidade e contentamento, no entanto, um passo determinante e fundamental é o Autoconhecimento.

Pessoas que conhecem melhor o seu próprio perfil tendem a fazer escolhas melhores e a ser mais produtivas e felizes. Essas pessoas procuram fazer o caminho da ecologia humana, passando por Interesse, Entusiasmo e Compromisso.

Esse caminho acolhe, faz bem, fortalece e estimula. Nele, o comportamento é priorizado e o autoconhecimento é estimulado. O indivíduo leva suas aptidões e tendências em consideração para tomar suas decisões na vida e na carreira.

 

 

Fonte: http://www.etalent.com.br/artigos/o-autoconhecimento-como-aliado-contra-depressao-e-ansiedade/

 

Treinamento Vivencial: interação, ação e reação pa...
Primeira etapa para criar um treinamento

Posts Relacionados

Comentários

 
Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Terça, 17 Outubro 2017