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Mercado de eventos: como será o futuro desse segmento?

Devido à expansão dos mercados, as empresas precisam cada vez mais adotar estratégias de diferenciação para permanecerem no mercado e serem escolhidas pelos consumidores. O mercado de eventos corporativos sempre foi uma importante ferramenta de marketing para prospectar novos negócios, estimular o networking e se atualizar sobre as novidades. Neste post, vamos mostrar quais as maiores mudanças previstas para o mercado de eventos e quais os desdobramentos que tais mudanças trarão, impactando a evolução das indústrias e a maneira de organizar e produzir eventos corporativos.

Tecnologias e engajamento

A primeira e mais impactante mudança que podemos perceber no universo dos eventos é o uso das tecnologias como forma de engajar os clientes. Hoje, as tecnologias atuam no sentido de facilitar e resolver problemas e fraquezas identificadas pela empresa, que podem ser traduzidas em aplicativos interativos. Tais aplicativos podem servir para captação de dados do público consumidor e auxiliar no gerenciamento da equipe de trabalho. Muitas tecnologias focam na contratação de fornecedores e na gestão financeira de seu evento, reduzindo custos e otimizando os resultados. Além disso, os aplicativos podem ser ferramentas para que o cliente conheça melhor seu produto ou serviço, por exemplo.

Outra possibilidade é realizar eventos on-line. Mas não se engane: você estará reduzindo os custos com estrutura física o que não significa que seu investimento será menor. Nesses ambientes virtuais, o acesso é facilitado a um maior número de pessoas e o evento pode ser transmitido em tempo real para qualquer lugar do mundo, mas a experiência tem que ser boa, senão estará dando um tipo no próprio pé.

Os influenciadores Ainda aliado ao universo das tecnologias, aparece também a influência dos formadores de opinião nas redes sociais — pessoas relevantes que podem construir ou destruir a reputação de uma marca. Devido ao intercâmbio permanente entre as pessoas de todo o mundo em uma grande comunidade on-line conectada em tempo real, os produtores de eventos devem aceitar que estes se influenciadores tornaram um elemento importante nessa dinâmica.
Hoje, os consumidores querem saber mais informações e ter o controle em suas mãos, com o mundo on-line, não há como esconder informações. Os influenciadores têm grande repercussão na rede e influenciam diretamente milhares de pessoas. Muitas empresas optam por trabalhar conteúdos exclusivos voltados a aumentar a percepção de valor dos produtos e serviços, primeiramente, com esse público, podendo realizar testes de lançamentos ou pesquisas específicas. Por isso, alie a divulgação das informações de seus produtos e serviços em um evento, por meio deles, nas redes sociais, e transforme as experiências do consumidor.

Uso de vídeos on-line O crescimento do compartilhamento de vídeos cresceu muito nos últimos anos e a tendência é que cada vez mais as empresas façam uso dessa mídia para engajar pessoas em seus eventos. O acesso a telefones móveis com recursos de gravação estimula os indivíduos a produzirem seus próprios conteúdos e compartilhá-los nas redes. Uma das técnicas que vem delineando como futuro dos eventos é justamente contar com a participação do público que está no evento para criar conteúdos em vídeo relacionado às experiências que eles tiveram. O chamado “crowd streaming”, possibilita a participação e interação de outras pessoas que não estiveram no evento por meio da internet.

Pessoas como protagonistas Já podemos observar que a cada momento surgem novidades na produção e organização dos eventos corporativos. Hoje, as pessoas passam a atuar como protagonistas de uma marca. Isso porque, o advento das redes sociais possibilitou o empoderamento delas perante os produtos e serviços consumidos.

As pessoas hoje assumiram um papel de construtor da reputação da marca, por isso, é fundamental envolvê-las nos processos de lançamentos ou eventos exclusivos, por exemplo.

Ao personalizar a relação com cada consumidor, há a fidelização. Devido a isso, a dinâmica dos eventos precisa acompanhar esse processo e trazer os consumidores para serem protagonistas de seus eventos, tornando-os participativos desde o início do processo de concepção das ideias, auxiliando na experiência de construção de percepção de valor da marca, conquistando assim, a fidelidade desses consumidores.

Agregar valor O cenário dos eventos corporativos mudou. Hoje as empresas não podem mais apenas expor seus produtos e fazer negócios em um evento, por exemplo. As organizações precisam agregar valor aos seus produtos e serviços, fazendo o consumidor enxergar algo a mais para serem fiéis a marca e isso pode ser algo emocional, social ou real. As experiências que as marcas trazem são responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso no mercado. Por isso, é fundamental investir em marketing e mostrar os atributos que deseja passar com o evento, aposte na conexão emocional, no senso de unidade e na demonstração ética de valores da marca. Esse é o cenário futuro de como os eventos devem ser realizados para terem mais sucesso.

Brindes digitais O mercado brasileiro de eventos tem como uma de suas características o diferencial de entrega de brindes como elemento de fidelização ou captação de consumidores. Essa maneira de presentear os participantes tende a migrar para o mundo digital. Essa nova realidade consiste em distribuir vale presentes para lojas virtuais e também conteúdos on-line exclusivos para quem está prestigiando o evento. Além de agregar valor de maneira personalizada, esse tipo de prática implica em custos menores.

Atendimento diferenciado Outra tendência importante para destacar no futuro do mercado de eventos trata-se do atendimento como diferencial. É importante escolher e treinar de maneira adequada os profissionais que farão parte da linha de frente direta de contato com os consumidores. O atendimento precisa falar a mesma linguagem que a empresa, ou seja, os atendentes precisam saber qual a cultura organizacional, sua missão, visão e valores, contribuindo assim com a construção de uma boa imagem perante a opinião pública. Muitos organizadores de eventos não tratam o atendimento como importante, terceirizando os serviços e esquecendo-se de treinar as pessoas responsáveis. Por isso, lembre-se sempre de oferecer uma capacitação para esses profissionais. Outra novidade para o futuro é o atendimento digital, onde além da personalização, há também o uso das tecnologias e a facilidade e agilidade de respostas.

Fonte: Nove Eventos - Tudo sobre Eventos

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