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As 3 dicas de ouro para criar pesquisas de satisfação para eventos

As 3 dicas de ouro para criar pesquisas de satisfação para eventos

Pesquisas de satisfação agem como uma ferramenta poderosa para o produtor e para o público. Infelizmente, nem sempre o público se sente de fato ouvido e disposto a retribuir ao produtor. As pesquisas são uma oportunidade de espaço para o participante deixar sua opinião  – dessa forma, você poderá utilizar as informações fornecidas para melhorar cada vez mais suas produções.

A produção de eventos é sempre mais bem sucedida quando há um bom conhecimento e adequação aos gostos de determinado público e, para isso, pesquisas de satisfação se encaixam como uma luva! Te ajudam a conhecer cada vez mais o seu público e usar isso a seu favor.

Baseado nisso, separamos as 3 dicas mais valiosas e práticas para você aplicar pesquisas de satisfação nos seus eventos.

1. Planeje sua pesquisa de satisfação antes do evento ocorrer

Eventos são verdadeiros sugadores de energia e, quando acabam, quem produz se sente exausto e satisfeito. Não tendo muita noção da importância e valor das informações que podem ser coletadas, acabam não criando o formulário da pesquisa.

Planejar antes possibilita ao produtor enviar questionários de alta qualidade no dia seguinte ao evento, quando as memórias estão mais quentes, favorecendo respostas completas e feedbacks mais qualificados.

2. Pergunte menos para receber mais respostas

Muitos produtores, pretendendo extrair o máximo de informações de uma pesquisa de satisfação, acabam criando formulários enormes!

Em uma pesquisa global feita pela SurveyMonkey, constatou-se que pesquisas de satisfação para eventos estão entre as mais curtas dentre todas. Veja a tabela abaixo:

 

Isso ocorre porque, para eventos, a quantidade de respondentes é muito mais relevante ao produtor do que a quantidade de respostas por respondente. Pesquisas menores normalmente são mais receptivas, o que torna o trabalho de criação de formulários ainda mais complexo, pois exige conhecimento sobre priorizar o que é mais relevante.

Procure priorizar perguntas exigidas por patrocinadores, depois perguntas quantitativas ou optativas e só então perguntas dissertativas.

#Dica: Muitos produtores ao redor do mundo já utilizam formulários com apenas duas perguntas para se assegurar o máximo de respostas possível. Este questionário é tão famoso que até possui um nome especial: NPS (Net Promoter Score), que constitui em perguntar apenas:

  • De zero à dez, qual é a probabilidade de recomendar esta empresa a um amigo ou colega?
  • Você teria algum comentário, sugestão ou dúvida sobre o evento?

Sendo assim, na primeira pergunta procura-se quantificar o nível do evento, e na segunda qualificar os pontos fortes e os pontos fracos como um todo.

3. Utilize do formulário de inscrição para receber parte das informações

Uma maneira inteligente de aproveitar ao máximo para coletar informações relevantes de seu público é fazer parte das perguntas antes mesmo do evento ocorrer. Claro que neste caso não estará em pauta as informações sobre o ocorrido no evento, mas sim perguntas para conhecer melhor o seu público e depois, ao cruzar as informações, você saberá um pouco mais do contexto de quem lhe pontuou bem e quem pontuou mal.

Isso possui grande importância pois existem ocasiões no qual grupos de pessoas se queixam de determinado ocorrido em seu evento, sendo que trata-se de uma minoria. Através do cruzamento de informações de perfil à feedbacks, você consegue optar melhor para saber se deve manter ou descontinuar ações, de maneira que você começa a descobrir e afirmar: “faço esta ação pois o meu público gosta, apesar de críticas negativas de um grupo de pessoas que não necessariamente são relevantes para o sucesso do meu evento”.

 

E você? Já tem a prática de usar pesquisas de satisfação em seus eventos? Compartilhe conosco suas experiências ou dúvidas! Será um prazer trocar informações sobre o assunto :)

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